quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Pin It now!

[A melhor jogada está de volta]





A melhor jogada das sextas-feiras está de volta desde o último dia 14 deste mês. Além de contar com uma nova equipe, o programa Xeque-Mate também conta com novo apresentador; O professor Ruy Rocha, docente substituto do Departamento de Comunicação da UFRN (Decom).

O primeiro lance do Xeque-Mate no retorno ao ar, foi protagonizado pelo astrônomo José Renan de Medeiros, graduado em Física pela UFRN e Mestre em Astronomia pelo Observatório Nacional e um dos cientistas mais requisitados do país em sua área.

Completamente à vontade, diante dos alunos de Comunicação Social, José Renan começou sua entrevista falando da sua paixão pela astronomia, por perfumes, seu medo de trovões quando ele ainda era criança, além de contar sobre sua descoberta da ciência e de como isso modificou sua vida.

Com um ar descontraído e distante do estereótipo de 'cientista maluco', o fã de futebol e de rock José Renan mostrou que anda numa linha tênue entre as ciências exatas e humanas exibindo todo seu amplo conhecimento de uma forma simples e humilde, tratando de assuntos diversos como “Et’s”, a colonização do espaço e o uso nocivo da tecnologia para fins de guerra.

O astrônomo potiguar falou um pouco de seus esforços para trazer o projeto Corot¹, além de criticar a falta de interesse das instituições governamentais em investir na ciência e na produção de conhecimento. Ele contou ainda, um pouco sobre seu livro, "Céu de Cada Um, Céu De Todos Nós", que traz uma série de depoimentos de pessoas relacionadas direta ou indiretamente à astronomia, e mesmo a opinião de curiosos sobre o tema.

Ao final do programa, ele ainda propôs um desafio aos estudantes de comunicação para realizarem uma composição que mostrasse o que, para eles, seria o segredo da vida. Mas que um cientista, José Renan mostrou que um ser humano, com pequenos atos e muita força de vontade pode fazer com que a ciência evolua em benefício da sociedade.

Não deixe de assistir o programa Xeque-Mate - todas as sextas-feiras, às 19 h - na TV Universitária.

1 - Para maiores informações sobre o projeto Corot:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Telescópio_espacial_CoRoT