quarta-feira, 7 de maio de 2008

Xeque-mate recebe Lerson Maia; chefe do Departamento de Serviço, Gestão e Comércio pelo CEFET/RN

Pin It now!

foto por Anderson Muriell
.
.
O programa Xeque-Mate desta sexta-feira, 09/05, entrevista Lerson Fernando Maia, mestre em Educação Física pela UFRN, ex-coordenador do curso de Lazer e Qualidade de Vida do CEFET/RN e atual chefe de Departamento de Serviço, Gestão e Comércio também do CEFET.
.
.
foto por Anderson Muriell

.
.
Em um programa repleto de temas curiosos e até polêmicos, Lerson começa nosso debate falando sobre sua paixão pelo esporte e a desilusão que sofrera quando passou a ter mais contato com o mesmo já como educador e jogador. Ele nos fala a respeito das cobranças por parte dos patrocinadores e treinadores em busca de bons resultados dos atletas, o incentivo – muitas vezes exagerado – dos pais ao introduzirem seus filhos no esporte e até mesmo sobre o consumo de drogas pelos atletas. Lerson cita existirem casos em que o próprio treinador desses os aconselha ao uso.
.
.
foto por Anderson Muriell

.
.
Em meio a outras declarações surpreendentes, Lerson Maia afirma que slogans como: “Esporte é saúde”, “Diga não às drogas”, “O que importa é competir”, entre outros, são na realidade todos falsos. O criador do curso de Lazer e Qualidade de vida do CEFET–RN, diz que seu interesse pela área vem de uma busca pessoal, já que ele enxerga o lazer e o lúdico como qualidade de vida, coisa que não encontrou em sua experiência com o esporte. Daí sua especialização em lazer, recreação e pedagogia do esporte humano.
.
Quando perguntado sobre o mercado de trabalho dentro do lazer, o entrevistado lembra das quebras de preconceitos até hoje, explica a visão funcionalista de alguns empresários ao levar o lazer para dentro de suas empresas e ainda dá dicas de oportunidade de emprego na área. Durante conversa no Xeque-Mate ainda foram citados os programas dos quais Lerson Maia participa. São eles: PELC – Programa de Esporte e Lazer na Comunidade, idealizado pelo Governo Federal e organizado pelo Ministério do Esporte onde Lerson atua como coordenador; e o Programa Esporte na Cidade, projeto que atinge 14 municípios do Rio Grande do Norte e conta apenas com o apoio do CEFET.
.
.

foto por Anderson Muriell

.

Lerson Maia ainda aproveita a oportunidade para nos relatar sobre a falta de espaços mais socialistas de lazer dentro de nossa cidade e mostrar que mesmo nos tempos dos jogos eletrônicos, uma exposição de brinquedos e brincadeiras antigas ainda pode resgatar a cultura regional e encantar a nova geração.


Texto por Amanda Meira.

.

Não deixe de assistir!
Sexta-feira, dia 9/05 às 19 horas na TVU!