terça-feira, 8 de julho de 2008

Xeque-mate recebe José Acací; cordelista

Pin It now!

foto por Sheila Oliveira

No programa Xeque-mate desta semana o entrevistado será José Acací Rodrigues, cordelista, poeta, cantor, músico e professor. Atualmente ele, além de escrever cordéis, desenvolve o projeto “O uso do cordel na sala de aula” na Escola Municipal Luís Maranhão e também trabalha pelo estado como tesoureiro da Escola Estadual Eliá Maia do Rego. Ademais, foi nomeado “Cônsul Poetas Del Mundo” para representar o Movimento dos Poetas Del Mundo no encontro mundial de poesia que deve acontecer entre os dias 24 e 30 de agosto desse ano.

foto por Sheila Oliveira

No programa Acací responde a várias perguntas,que relacionam desde a sua vida profissional até fatos curiosos ocorridos em sua vida pessoal e infância, não deixando de lado também as questões referentes às atuais temáticas utilizadas nos cordéis e sua influência na cultura, não só nordestina como nacional. O entrevistado fala ainda dos próximos eventos envolvendo a literatura de cordel, dando informações de muita utilidade a quem se interesse em participar destes eventos e fala também do “Encontro de Violão Amador de Parnamirim”, que ocorre anualmente na cidade de mesmo nome.

foto por Sheila Oliveira

O músico fala da influência que seu pai exerceu no seu início na escrita de cordéis, o que o levou à carreira de professor de matemática, seus cordéis preferidos, e a temática de seus últimos trabalhos de literatura; fala ainda, sobre seu projeto social, a influência que este projeto exerce na divulgação do cordel entre os mais jovens; explica ainda sobre a nomeação de Cônsul que recebeu e sua importância, as novas formas que estão sendo procuradas, para disseminar a literatura de cordel entre a população e outros assuntos envolvendo, não o cordel, como também demais temas envolvendo cultura e sua importância na sociedade.

foto por Sheila Oliveira

Durante o programa o cordelista canta alguns dos cordéis de sua ultima obra, dando uma amostra da qualidade de suas produções e trazendo ainda mais irreverência e dinamismo ao programa, em uma entrevista repleta de informações relevantes sobre esta arte nordestina tão singular na cultura nacional.

Texto por Felipe Alecrim



Não perca essa interessante entrevista essa sexta, 11 de julho às 19h. Transmissão pela TVU.