quinta-feira, 9 de outubro de 2008

CIÊNCIA E FÉ COM ANA MARIA DE AZEVEDO NO XEQUE- MATE DESTA SEXTA-FEIRA

Pin It now!


Ana Maria de Azevedo poderia ser hoje mais uma dona de casa ou professora do grupo escolar de Florânia, onde nasceu. Mas a sede pelo conhecimento a fez tomar outros rumos. Após ler todos os livros que compunham a biblioteca municipal, ainda durante sua infância e juventude, Ana Maria resolveu enxergar com os próprios olhos o mundo que conhecera através de suas leituras. O primeiro ponto de parada seria a capital do estado. Em Natal, cursou Mineração (na então ETFERN, hoje, CEFET) e alcançou o diploma de Geóloga pela UFRN. Mas a peregrinação em busca do saber não parou por aí.

Nascida e criada numa região permeada pela fé e rica em mitos religiosos – como a Santa Menina e a Cruz de Zé Leão, acerca dos quais já realizou estudos-, foi conquistada pela história dos mártires de Cunhaú e Uruaçu. Essa, tema de sua dissertação de Mestrado e do livro recém lançado: “De Cunhaú a Uruaçu: Mártires do Amor e da Fé”. A temática vai render muito pano pra manga durante o bate-papo com o jornalista Ruy Alckmin e os alunos de Comunicação da UFRN.

Nesta sexta, às 19h, na TVU, conheça a história e produção dessa mulher que tempera suas pesquisas com pitadas de fé e ciência. E saiba também sobre seu sentimento em presenciar a beatificação dos mártires de Cunhaú e Uruaçu realizada pelo Papa João Paulo II no Vaticano. E fique atento ao evidente prazer da pesquisadora em levar para além das fronteiras potiguares a riqueza de nossa cultura e religiosidade popular.

Assista ao Xeque–Mate, às 19h, na TV Universitária e dê um xeque na idéia de que ciência e fé não combinam!


Texto por Carlos Henrique Goes Araújo

Pauta por Fyllype Ytalo e Élmano Ricarte