quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Saiba mais sobre o autismo com Maria Luci Gomes no Xeque-Mate dessa semana

Pin It now!

Foto por Brunna Brok
Maria Luci Gomes Maia é educadora e mãe de cinco filhos, sendo dois deles gêmeos portadores de autismo. Formada em Pedagogia na FURN (atual UERN) e com especialização em Psicopedagogia pela UFRN, a mãe de Ângelo e Augusto utilizou os conhecimentos adquiridos na área educacional para facilitar a integração dos gêmeos na sociedade. Maria Luci foi uma das fundadoras da APAARN (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande do Norte), onde ocupou a presidência do projeto por três mandatos. Criou, ainda, o Jardim Escola Dois Amores - conhecido atualmente como Escola Educar - voltada ao desenvolvimento de alunos portadores (ou não) de necessidades especiais.

Foto por Lua Benatto

Na entrevista, a pedagoga conta a história de Ângelo e Augusto nestes 27 anos de vida dos gêmeos. Lembra que com nove meses de nascidos, eles já apresentavam traços nada normais: permaneciam apáticos, não balbuciavam e nem reagiam a estímulos. Tais características fizeram com que Maria Luci procurasse ajuda profissional de um psiquiatra. Mas o diagnóstico dado pelo médico não apontou exatamente a causa do comportamento dos meninos. Só a partir dos quatro anos de idade, após uma verdadeira peregrinação por diversos hospitais do RN e do sudeste do país, os irmãos começaram a receber um tratamento adequado (de acordo com a época, é claro).

Foto por Lua Benatto

Além dos relatos de várias situações ocorridas na trajetória dos dois irmãos, são esclarecidos pontos importantes sobre o distúrbio, como suas características, os inúmeros preconceitos sofridos em decorrência dele e o papel fundamental da escola no processo de amadurecimento dos portadores do autismo. Para Maria Luci, "a família é primordial", ela acredita que a família é o instrumento indispensável para se integrar os autistas no meio social.

Foto por Lua Benatto
O programa que vai ao ar nesta sexta-feira, a partir das 19h, será marcado pela discussão de um conteúdo bastante relevante no que diz respeito ao autismo, suas conseqüências, as barreiras a serem vencidas pelos portadores e suas famílias e alerta para o respeito que devemos ter ante à diferença. Enfim, Imperdível!

Texto por Maríllia Graziella

Pauta por Gunther Guedes e Vitor Honorio