segunda-feira, 10 de novembro de 2008

LUIZ ALMIR: O POLÍTICO, COMUNICADOR E CANTOR-SERESTEIRO NO XEQUE-MATE DESSA SEXTA

Pin It now!

Foto por Liliane Félix

Com bastante espontaneidade e carisma o deputado estadual (PSDB) Luiz Almir (55) concedeu entrevista ao jornalista Ruy Alckmin e aos alunos de Comunicação Social da UFRN. No programa desta sexta (14), o político, comunicador e também cantor falou um pouco de sua história, e de sua origem, vindo de família da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Com poucos anos de idade veio morar em Natal, e foi nesse período que teve despertado nele o interesse pela música e comunicação.


Luiz Almir durante a entrevista concedida ao Xeque-Mate discute um pouco sobre questões políticas e fala de sua carreira política. Como político, em 1996, sem recursos próprios resolveu se candidatar a vereador. Cumpriu o mandato por duas vezes pelo (PFL) em 1996 e 2000 - quando se elegeu para a Assembléia Legislativa pela legenda do ( PP), em 2002 - tendo sido o candidato mais votado com 43.356 votos. Hoje, na Assembléia Legislativa, é presidente da Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho, e suplente da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior.

Como comunicador, exerce há 25 anos a função de Jornalista e Radialista (mesmo sem possuir diploma de curso superior). Sua vida na comunicação começou na Radio Nordeste AM, por volta do ano de1979. Lá, passou 10 anos fazendo um programa de rádio voltado principalmente para a linguagem do povo. Na TV, foi convidado pelo senador Geraldo Melo, para ingressar na extinta TV Potengi. Ali, em meados dos anos 90, começou a fazer um programa de TV, líder de audiência no horário: A voz do povo.

O também seresteiro Luiz Almir confessa ser um boêmio, e se diz amante da música brega. Em 2005, ele lançou seu primeiro CD - Luiz Almir 100% Romântico - traduzido em 19 músicas que fazem mais sucesso em suas serestas, sendo incluídas canções de Roberto Carlos, Alcione e Fernando Mendes.

Foto por Liliane Félix

No programa, Luiz Almir afirma que "seu maior patrimônio é a credibilidade da população"; ter caráter é ter personalidade. Diz que foi "parido" politicamente pela família Zona Norte, sua principal base eleitoral. Como retribuição ao acolhimento por parte do povo da ZN, presta serviços assistenciais à população através da Fundação Augusto Severo. Tal iniciativa, segundo ele, nada tem a ver com compra de voto, pois desde seu inicio no Rádio, já fazia programas de caráter assistencialista.


Neste ano, o político recebeu o convite da então candidata à prefeita de Natal, Micarla de Sousa, para ir para TV Ponta Negra. Ele resolveu aceitar pelo fato de a TV ter grande alcance em todo estado, podendo assim, atingir um maior numero de pessoas. Sobre esse assunto, ele esclarece o real motivo de sua saída, da antes TV Potengi, hoje, Band Natal, dizendo "Quando você não é dono está sujeito a mudanças".

Foto por Liliane Félix


Quer saber outras curiosidades e informações sobre esse polêmico, político comunicador e seresteiro de nosso estado? Então acompanhe essa entrevista com doses de polêmica, política e muita informação com quem faz e aprova as leis do nosso estado. É nessa sexta-feira, 14 de novembro pela TVU às 19h. A apresentação é do professor da UFRN e jornalista Ruy Rocha, junto à equipe de estudantes-entrevis tadores do curso de Comunicação Social da UFRN.

Texto por Marilton Medeiros