domingo, 16 de novembro de 2008

“ROCK NA VEIA” DO XEQUE MATE DESTA SEMANA

Pin It now!

Foto por Clever Cesar e Jamaika Lima

O entrevistado do Xeque-Mate nesta sexta (21) é o multifacetado artista (cantor, jornalista, DJ, radialista e, agora, escritor) Kid Vinil. Kid é um dos nomes mais representativos da cena musical brasileira dos anos de 1980. Na época, assumia os vocais da banda Verminose (que acabou sendo rebatizada como Magazine), que representava uma forma bem humorada de se fazer rock. O deboche de suas letras esta cristalizado em sucessos como “Sou boy” e “Tic tic nervoso”.

O paulistano Antônio Carlos - o Kid Vinil - possui uma forte relação com a música desde sua infância, quando através de seus primos foi apresentado aos LP’s de Elvis e Beatles. A partir daí, sua vida nunca mais seria a mesma. Nascia ali a paixão por uma das mais antigas, polêmicas e prestigiadas correntes musicais: o Rock. Da época de escola até o final dos anos 70 - quando Kid se insere no contexto punk após ficar impressionado com o Movimento durante sua primeira viagem à Londres - algumas bandas se seguiram, mas o reconhecimento do grande público só veio no início da década de 1980 com a banda Verminose, que viria a ser conhecida a partir de 1983 como Magazine.

Foto por Clever Cesar e Jamaika Lima

A festa não duraria muito. Em 1986 Kid anuncia sua saída do grupo devido à extrema pressão de sua gravadora na época. Desde, então, ele dedicou-se a outros projetos como o Kid Vinil e os Heróis do Brasil, projetos musicais solo e passou de atração de programas de TV a apresentador (com passagens pela Cultura e MTV).

Mas Kid Vinil é o tipo do craque que joga nas onze. Hoje além de seus projetos musicais, viaja pelo Brasil inteiro discotecando em festas temáticas 80’s e adentra no campo literário com o lançamento do Almanaque do Rock – Kid Vinil, no qual ele conta a história do rock (nacional e mundial) de maneira bem humorada e dá várias dicas de discos e bandas que são emblemáticas para o estilo.

Foto por Clever Cesar e Jamaika Lima

Na conversa com Ruy Rocha e os estudantes de Comunicação Social da UFRN, Kid Vinil fala sobre a experiência de fazer música nos anos 80; comenta sobre a relação do artista com as gravadoras; cita o Tropicalismo e o projeto mineiro Clube da Esquina como marcos da música nacional; aponta a internet não como futuro, mas como presente da música; lança um olhar crítico sobre a tão falada música independente e solta o verbo quando o assunto é a obrigatoriedade do pagamento de taxa anual à Ordem dos Músicos para manutenção da carteira.
Foto por Clever Cesar e Jamaika Lima


No Xeque- Mate desta sexta (21), às 19h, na TVU, conheça a história do rock sob a perspectiva de quem no mercado fonográfico adotou a postura de “ter como sonho o trabalho, e não somente o sucesso”. Vale a pena conferir!!!

Texto por Carlos Henrique Goes

Pauta por Camila Silveira e Fyllyoe Ytalo

SERVIÇO:

Para saber mais sobre a história do Rock : O Almanaque do Rock – Kid Vinil / Editora Ediouro

http://www.ediouro. com.br/almanaque dorock/