terça-feira, 28 de abril de 2009

Neste Feriado, Conheça Reinaldo Azevêdo!

Pin It now!

O programa Xeque-Mate continua com sua bateria de entrevistas interessantes e polêmicas, que vão ao ar todas as sextas-feiras, às 19 horas, na TVU! E neste quarto programa da temporada, que irá ao ar no feriado deste dia 1º de maio, oito alunos de comunicação e o professor Ruy Rocha irão colocar em xeque uma figura interessante do cenário artístico-cultural do Rio Grande do Norte: o músico, desenhista e odontólogo Reinaldo Azevêdo.

Natural de Natal e aos 58 anos de idade, Reinaldo Azevêdo, conhecido também como Lobão, apresenta uma peculiar característica em sua vida profissional: divide-se entre as artes de cuidar da saúde bucal das pessoas, tocar guitarra e desenhar, embora vivencie estes últimos com mais freqüência.
Formado pelo curso de odontologia da UFRN, Pós-Graduado em Saúde Pública e Mestre em Odontologia Preventiva e Social, Reinaldo diz que esta área é a que menos o interessa, tanto que chegou a doar sua clínica para um amigo durante uma conversa na mesa de um bar. “Só cursei para dar o diploma ao meu pai”, disse, após confessar que a mentalidade dos pais daquela época era muito conservadora, nunca incentivando os filhos a seguirem a carreira artística.
Em relação à vida de desenhista, o artista teve o primeiro contato com esta arte nos anos 70, quando fez parte do Grupo de Pesquisa de Histórias em Quadrinhos do Rio Grande do Norte – GRUPEHQ. Depois disso, participou de várias exposições de artes e vernissagens ao lado de diversos outros artistas. Atualmente, ele também é artesão, escultor e luthier - fabricando instrumentos musicais -, mas sua maior dedicação é à pirogravura em vaqueta natural, que é realizada através do fogo.
No que diz respeito à sua paixão pela música, mais especificamente à guitarra, Reinaldo lembra que a relação teve seu início nos anos 60, com as influências da Beatlemania e da Jovem-Guarda, o que foram suficientes para fazê-lo participar de vários grupos musicais que tinham como estilo esta temática, como é o caso da “Banda Anos 60”, da qual ele participa no presente momento e já lhe proporcionou a experiência de estar em festivais e shows regionais, nacionais e até internacionais.

No programa, Reinaldo Azevêdo dispara suas experiências pessoais e profissionais, como conflitos internos em decorrência de sua busca incessante pela perfeição no que faz; a difícil relação com sua família para conseguir a aceitação como artista; o porquê do apelido que recebera dos amigos: Lobão; sua experiência como desenhista e ilustrador em alguns veículos de comunicação locais; os tipos de censuras que já sofreu desde o início de sua atuação como artista; a opinião de como é a aceitação e divulgação desses tipos de trabalhos aqui em Natal e muito mais!


Quer conferir este programa, se surpreender aprendendo e se divertindo com o adicional que este artista local tem a nos oferecer? Assista ao Programa Xeque-Mate desta sexta-feira, às 19 horas, na TV Universitária!

Texto: Vinícius de Oliveira/Assessoria.

Fotos: Vinícius de Oliveira/Assessoria e Patrícia Falcão/Produção