quinta-feira, 11 de junho de 2009

A Bispa Flávia Siminéa no Xeque-Mate!

Pin It now!

A entrevistada desta sexta, 12, é a odontóloga e Bispa da Igreja Renascer Flávia Lúcia Teixeira Siminéa, de 47 anos. Divorciada do seu primeiro e, até agora, único casamento, Flávia Siminéa, como é mais conhecida, é mãe de três filhos. Nascida em uma família bem estruturada daqui de Natal, antes ela era católica praticante, casada e tinha “tudo”, mas não se considerava totalmente feliz, dizendo-se sempre ser uma mulher incompleta. Por isso, há 15 anos, se separou de seu marido acreditando o problema estar em seu casamento. Mas este complemento, para Flávia, só veio quando ela começou a ter contato com a igreja evangélica, que aconteceu através da insistência de uma de suas pacientes (ver postagem anterior). Após ser passiva de, segundo ela, uma “aprovação divina” depois de ter uma córnea queimada e posteriormente curada sem nenhum tratamento, Flávia disse ter presenciado, quando se converteu à religião evangélica, o céu se acendendo e se apagando de luzes brancas. Desde então a dentista passou a ser freqüentadora assídua das igrejas. A primeira foi a Vitória Cristã, no Alecrim. Mas, depois de ter acesso a umas fitas de vídeos mostrando Encontros de Mulheres da Igreja Renascer em São Paulo, que tinha como integrantes médicas, dentistas e advogadas, ela não pensou duas vezes em ir para a capital paulista para conferir aquilo de perto, visto que no Rio Grande do Norte ainda não havia sede daquela Igreja. Paralelo a tudo isso, Flávia Siminéa disse ter começado a perder todos os seus bens materiais, assim como clientes em sua clínica, mas, em contraponto, vivenciava coisas que antes não existiam em sua vida: paz e alegria. Tempos depois, o Bispo Gilberto decidiu abrir uma sede da Igreja Renascer em Natal, e foi quando ela ofereceu a casa de uma familiar para ser a sede. Com isso, após ter o seu pedido de “doação” da casa acatado, Flávia ornamentou toda a residência e deixou tudo pronto para o início dos cultos. Terminado esse processo de fixação da primeira igreja no RN, para a surpresa da odontóloga, o Bispo passou para ela a responsabilidade de pregar a palavra de Deus naquele lugar.

A partir dessa série de acontecimentos, Siminéa tornou-se diaconisa, passando pelo presbitério, fez cursos em São Paulo e, há dois anos, foi ungida Bispa da atual sede, localizada na Avenida Airton Sena, em Natal. Na atuação, Flávia diz que, além de cuidar dos pastores, coordena mais cinco igrejas: uma em Mossoró, três em Fortaleza e uma em Juazeiro do Norte.


No programa, Flávia Siminéa vai falar sobre alguns escândalos que envolvem a Renascer e deve mostrar como é realizado o trabalho social da igreja em comunidades carentes da nossa capital. Flávia ainda fala sobre o seu processo de conversão e crítica a Igreja Católica, a qual freqüentava antes de se tornar evangélica. O interrogatório a Bispa vai abordar desde questões relativas ao crescimento e enriquecimento das chamadas igrejas pentecostais até esclarecimentos sobre a invasão dos telepastores na mídia.


Texto e Fotos: Vinícius de Oliveira e Lorena Medeiros/Assessoria.

Programa Xeque-Mate: há sete anos, a melhor jogada das suas sextas-feiras, às 19 horas, na TVU!