terça-feira, 20 de outubro de 2009

Rita Luzia de Souza, Coordenadora da CIENTEC!

Pin It now!

O Programa Xeque-Mate desta sexta-feira está no clima da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN, a CIENTEC. Para isso, vamos exibir a entrevista com Rita Luzia de Souza Santos, Coordenadora geral do evento, que é formada em Educação Física, é professora efetiva e Pró-reitora de extensão acadêmica do curso de Educação Física da UFRN. Além disso, Rita tem vínculos com a cultura popular, tendo mais experiência no que diz respeito ao folclore e ao trabalho com a corporeidade.
No Programa, Rita vai falar sobre um grupo de dança idealizado por ela e por alunos do curso no ano de 1991: o “Parafolclórico”. O projeto teve o seu início como uma disciplina e depois ultrapassou as fronteiras do Campus, chegando a se apresentar em outros países, como Alemanha, Portugal e Espanha. Continuando na linha de envolvimento com projetos de extensão, a professora também conta que participa do “Capoeira Corpo Livre” e do “Trilhas Potiguares”. Neste último, trabalha na aplicação de conhecimentos voltados à cidadania e à sustentabilidade nas cidades do interior do Estado, escalando caravanas de estudantes interessados em levar o saber às comunidades que não têm acesso à cultura, entretimento e informação de qualidade.

Em relação à CIENTEC, que tem como tema deste ano “Artes, Ciências e Tecnologia: descubra o seu universo”, a professora falou sobre a Feira, que teve início neste dia 19 e tem data-término para o dia 23, com o show do cantor Lenini. O evento abordará temas como os seus 15 anos de existência, os 400 anos de Galileu Galilei e os 200 da Teoria de Darwin. Segundo ela, a expectativa de público é de cerca de 40 mil pessoas durante o decorrer dos cinco dias. Ainda sobre a atração cultural, a professora falou da sua expectativa para a 15ª edição, o histórico evolutivo da atração e das dificuldades de se propiciar a exposição uma estrutura física e intelectual de tão grande porte.

Quer assistir Rita Luzia falando sobre esses e outros assuntos a respeito de sua vida pessoal, acadêmica e profissional? Então assista ao Xeque-Mate desta sexta-feira e confira um Programa que irá te orientar sobre o que está acontecendo na programação acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte!


Texto: Vinícius de Oliveira/Assessoria. Fotos: Lúcio Luiz/Assessoria.


Programa Xeque-Mate: a melhor jogada das suas sextas-feiras, às 19 horas, na TVU!