quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Em clima de Carnatal com Ricardo Chaves!

Pin It now!

O convidado do Xeque-Mate desta sexta-feira (27) é o cantor, compositor, empresário e cidadão Natalense Ricardo Chaves. Para quem não sabe, o puxador do famoso bloco “Bicho” é primo de Gal Costa e ex-vizinho de Caetano Veloso. Ele teve seu primeiro contato com a música através desses ícones da MPB. Na juventude, ao conhecer o Rock and Roll, apaixonou-se e até hoje inclui alguns elementos desse estilo musical em suas canções. No Programa, Ricardo deu sua opinião sobre variados temas, incluindo as mudanças no Carnatal, os investimentos dados pelo Governo, a influência do tradicional Carnaval de Salvador e sobre sua antiga relação de amor com a Cidade do Sol, onde a sua popularidade é maior que na Bahia.

Disse ainda não gostar de tocar em trios e em espaços fechados, porque se sente como em um “zoológico”. “Trio é feito para andar nas ruas, arrastando as multidões”, completou. Apesar de muitas pessoas acharem que Ricardo toca somente Axé em seus shows, ele afirma que não. Segundo ele, sua música não tem um só estilo, pois “o rótulo limita tudo”. Faz questão de misturar os mais diversos ritmos possíveis em suas canções sem deixar de ressaltar as letras românticas e as batidas contagiantes.“As relações, as músicas, tudo está muito efêmero, muito descartável”, disse ele na entrevista comentando sobre o sucesso passageiro que tanto impera entre os artistas e os seus trabalhos. Em seguida, completou dizendo que poderia se lembrar de boas músicas de 20 anos atrás, mas que talvez não lembrasse de um “sucesso” do ano passado.

Com 17 anos à frente de um conhecido bloco do Carnatal, o mais novo DVD do cantor homenageia a maior micareta do País e está recheado de participações especiais, como as cantoras Gal Costa, Margareth Menezes, o cantor Leo Maia (filho do Tim Maia), dentre outros. Sobre o trabalho audiovisual, Ricardo comenta sobre as dificuldades de gravar com alta qualidade em cima de um trio, mas acredita que o trabalho ficou muito bom. Já em relação à surpresa do Bicho deste ano, o cantor deixou a todos no suspense, afirmando somente que promete muitas novidades para o Carnatal que estápor vir.

Texto: Isabelle Lourenço/Assessoria. Fotos: Luan Xavier e Vinícius de Oliveira/Assessoria.

Programa Xeque-Mate: há sete anos, a melhor jogada das suas sextas-feiras!