quinta-feira, 27 de maio de 2010

Xeque-Mate comemora aniversário

Pin It now!

Esta semana o programa Xeque-Mate comemora aniversário e convida você para conhecer mais sobre essa história. Foram 300 entrevistas em oito anos de estrada e esta edição tem informação em dose tripla: conversamos com o mestre em comunicação Geraldo Queiroz, com o professor de comunicação Emanoel Barreto e também com o diretor do programa Xeque-Mate, José Rebouças.

Em 1972 é dado o primeiro passo do Xeque-Mate com uma entrevista coletiva com o presidente da Fundação José Augusto. Mesmo ainda não sendo veiculado na televisão, o Xeque-Mate mantinha sua função social de questionar e esclarecer temas de interesse público e seus assuntos muitas vezes geravam pauta para jornais impressos.

O professor Geraldo Queiroz, então diretor da Faculdade de Comunicação Eloy de Souza, nos conta como foram os primeiros anos do Xeque-Mate e sua importância na incorporação do curso de jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

No segundo bloco conversamos com o professor Emanoel Barreto, idealizador do programa na versão televisiva e o primeiro mediador do Xeque-Mate em seu início na TV Universitária, em 2002. O professor Emanoel conversa sobre dificuldades, vitórias, equipe, curiosidades e um caso de “xeque-mate” inverso – quando um entrevistado colocou os entrevistadores em uma saia justa.

Neste programa comemorativo contamos também com a participação de José Rebouças, o diretor do programa. Ele que nesses oito anos vem instigando entrevistadores a fazerem perguntas “xeque-mate”, desta vez sentiu como é estar na frente das câmeras e ter jogo de cintura para responder todas as perguntas.

São oito anos e muita história para contar. Não perca nesta sexta-feira dia 28 de maio, às 19h30 na TV Universitária, canal 5 da TV aberta.