quinta-feira, 10 de junho de 2010

Una cuestión de comunicación no Xeque-Mate desta sexta, 11/06, com a professora da Universidade de Córdoba na Argentina Maria Cristina Mata.

Pin It now!

É isso aí, o programa Xeque-Mate deste semana vai contar com a presença da pesquisadora de comunicação e professora da Universidade de Córdoba na Argentina, Maria Cristina Mata. Na entrevista, a pesquisadora traça um panorama sobre comunicação na América Latina, bem como a situação dos excluídos da mídia. “Todos são iguais pela constituição, mas e na realidade?”

Maria Cristina comenta  sobre a democratização da comunicação, e como essa democratização poderia ajudar no processo de competição entre o pequeno e o grande empresário. Sobre a Novela,que é tão bem aceita pelos brasileiros, ela defende: “A telenovela nos ajuda a entender como somos, mostra o problema , o conflito da sociedade.” E ainda alfineta os políticos: “Políticos não deveriam ser donos dos meios de comunicações”. E aponta o fato da concentração das mídia por grandes famílias gerar uma concentração do pensamento, que acaba impossibilitando uma comunicação mais plural.

Indagada sobre a falta de liberdade na Venezuela, Maria Cristina Mata garante que a lei é que é antidemocrática e não o Hugo Chaves. “ É uma grande mentira o que falam sobre a falta de liberdade na imprensa da Venezuela”.
Bom, essas são as questões do programa na sexta-fera  às 19h30 na TV Universitária, canal 5 da TV aberta.