sexta-feira, 2 de julho de 2010

(02/07) A música erudita é para poucos? No programa de hoje teremos a presença da cantora lírica Alzeny Nelo que esclarecerá essas e outras questões importantes.

Pin It now!

Nesta Semana, entrevistaremos a musicista Alzeny Nelo, que vem nos mostrar um pouco de sua arte e comentar sobre sua não tão simples caminhada pelas estradas musicais. Nascida no Rio Grande do Norte, Alzeny sempre estudou em escola pública, e quando teve oportunidade para aprender sobre música, não foi diferente, ingressando no Instituto de Música Waldemar de Almeida, onde deu seus primeiros passos que a levaram a chegar onde chegou. Concluiu Música – Bacharelado com Habilitação em Canto na UFRN e teve a oportunidade de continuar seus estudos específicos na frança.

A cantora nos fala dos seus esforços pessoais que a fizeram conseguir a bolsa de estudos no exterior e disserta sobre como foi sua experiência em terras onde todos já tinham uma boa base musical desde cedo. Conta sobre suas conquistas por lá e esclarece alguns tópicos sobre preconceito e de como o reconhecimento em terras potiguares veio a crescer depois de sua volta.

Alzeny explica a diferença entre música erudita e música clássica e nos apresenta críticas sobre alguns estilos musicais da cena contemporânea. Fala-nos, também, o motivo dos musicistas eruditos preferirem as composições estrangeiras e comenta sobre a postura arrogante de alguns colegas de trabalho.

A artista comenta sobre seus projetos atuais, responde questões incisivas sobre políticas e incentivos públicos à cultura e ainda tem fôlego para soltar sua bela voz e encantar a todos. Ou seja, o Xeque Mate dessa semana está um prato cheio pra quem aprecia boa música. Não perca!


Programa Xeque-Mate: há sete anos, a melhor jogada das suas sextas-feiras, às 19h30, na TVU!


(as imagens dessa postagem não são de posse da equipe do programa)