terça-feira, 27 de julho de 2010

Educação em Xeque nesta semana

Pin It now!

       O Xeque-Mate desta sexta-feira é com Eleika Bezerra - educadora e presidente do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE).

         Eleika fala sobre educação do ponto de vista de quem já esteve nos dois lados da balança - ela é professora aposentada pela UFRN e já atuou como secretária de educação de Natal e Ielmo Marinho (RN). A educadora comenta as dificuldades passadas nas secretarias e o porquê de preferir lutar pela educação sem assumir um cargo no poder público. Falhas no ensino público, a educação colocada pelos governantes em segundo plano e desvio de recursos são alguns dos pontos citados.

         Para Eleika, além do poder público, parte da culpa é também da população. Conversamos a respeito do papel da família no aprendizado e da falta de mobilização dos cidadãos em lutar por aquilo que lhes é de direito. O atual sistema de educação adotado no Brasil e as cotas para ingresso nas Universidades também estão em xeque.

Educação é tema urgente e precisa ser debatido. É por isso que o Xeque-Mate conversa com Eleika Bezerra nesta sexta às 19h30, na TV Universitária - canal 5 da TV aberta.