quarta-feira, 21 de julho de 2010

Jair Eloi de Souza no Xeque-Mate desta Semana

Pin It now!

O Xeque-Mate desta semana entrevista o coordenador do curso de direito da UFRN, Jair Eloi de Souza. Estudioso e amante da região Seridó do Rio Grande do Norte, o professor vai além de sua experiência jurista e compartilha a cultura e história seridoense em um bate-papo repleto de informação e curiosidades.

Nascido em Jardim de Piranhas, no interior do estado, Jair Eloi mudou-se para a capital para concluir seus estudos; atuou na militância estudantil e teve passagem pela política, mas o que ele gosta mesmo de conversar é sobre sua terra-natal – região assolada pela seca, fome e miséria, mas repleta de magia e riquezas naturais mal aproveitadas e às vezes, pouco conhecidas.

Orador nato, o professor fala também do coronelismo no interior nordestino, de literatura de cordel e de seus livros e crônicas – relatando o cotidiano do cangaço. Virgulino Ferreira da Silva – o Lampião – não podia ficar de fora desta conversa. Jair Eloi expõe sua opinião e seu conhecimento sobre esse polêmico personagem.

É a cultura nordestina em xeque no programa desta semana. Não perca às 19h30 na TVU, canal 5 da TV aberta.