sexta-feira, 16 de julho de 2010

Teatro e cultura potiguar estão em xeque no programa de hoje

Pin It now!


          No Xeque-Mate desta semana conversamos com o ator e produtor cultural Judilson Dias. Estudante de publicidade, Judilson fala da amplitude da área de comunicação e como ela casa com a arte do teatro.
          Nascido no bairro dos Coelhos, em Recife, Judilson teve seu interesse pelo teatro despertado através de um grupo amador que fazia apresentações dentro e fora da comunidade. “Na necessidade é que você aprende. Dos 14 aos 19 vivi intensamente o teatro”, diz o ator quanto ao seu início na prática artística.
         Viajado e tendo morado em diferentes cidades brasileiras, Judilson conta que não é fácil fazer teatro sem o incentivo público e que a palavra de hoje na área é “qualificação”. Segundo os últimos dados do Ministério da Cultura, as regiões que mais deixam a desejar com relação aos incentivos culturais são o Norte e o Nordeste.
        No Rio Grande do Norte, Judilson conta que os recursos não estão sendo bem aproveitados. Para ele, falta interesse das pessoas em mudar o quadro de desqualificação do valor da cultura como atividade econômica.
         Entre seus projetos, conversamos sobre o 1º Festival Nacional de Teatro de Natal (realizado em 2006, com 12 espetáculos gratuitos); a Caravana Sertão Oi de Teatro (em 2008, com oficinas e espetáculos também gratuitos); e a Bienal Nacional de Teatro Potiguar que vai acontecer este ano, do dia 27 de julho a 2 de agosto, com 17 apresentações nas cidades de Natal e Mossoró.
         Paralelo a esses projetos, falamos também sobre teatro infantil – seu atual foco de trabalho. “O teatro infantil tem um tempo de sobrevida maior por causa do público”, diz Judilson.
         Não perca - Hoje às 19h30 na TVU, canal 5 da TV aberta.