sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Arnon Andrade

Pin It now!

O jornalista Arnon Andrade foi o entrevistado de hoje. Arnon começa contando que já nasceu ligado à educação. Sua mãe era a única professora da cidade, que com seu nascimento, teve que suspender as aulas por alguns dias. Arnon brinca: “Quando eu nasci, as aulas ficaram suspensas porque eu nasci.”
Arnon falou sobre os sindicatos dos jornalistas, conta que foi redator dos jornais e sobre as dificuldades encontradas. “Eu nunca me senti confortável em um partido”. Arnon afirma que sempre teve interesse pelos meios de expressão e de informação, daí seu interesse pelo rádio e jornalismo.
Arnon fala sobre as perseguições durante a ditadura, conta que os tempos eram difíceis. Arnon resolveu estudar novamente e fez o vestibular para pedagogia, e com pouco tempo, resolveu cursar psicologia.
Arnon explica que a UFRN já possuía uma consessão para possuir uma emissora de TV. “Só isso, já era meio caminho andado”, então, foram feitos programas sobre o Rio Grande do Norte, apoiados pelo INPE. Os programas eram produzidos em São José dos Campos e eram aqui transmitidos. 


Arnon conta com orgulho que foi escolhido para ser o primeiro diretor da TVU, pois já tinha experiência no ramo.
Sobre educação, Arnon mostra os dois lados da moeda. “Antigamente existiam escolas públicas boas, mas que atingiam apenas a elite da população. Hoje temos escolas públicas ruins, mas que por outro lado, atinge 97% das crianças”
A Televisão pública está mais voltada pelos interesses culturais, educativos. Diferentemente da TV privada, que está preocupada com lucros” Arnon comenta que muitas pessoas afirmam que a TV pública é ruim, pelo fato de não ter audiência mas que ele acredita que: “A boa TV não é aquela que tem audiência absoluta. A boa TV é aquela que permite que você a desligue. A TV que lhe permite ter outros interesses, como ler um livro”.