sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Arnon de Andrade é o entrevistado de hoje no Xeque-Mate

Pin It now!


“Eu não escolhi a minha profissão. Foi a profissão que me escolheu.” É assim que o professor e ex-diretor da TV Universitária, Arnon de Andrade, define sua experiência com comunicação e educação, com as quais teve seu primeiro contato, aos 5 anos de idade. Agora, aos 71, faz um balanço de sua vida como comunicador e educador no programa Xeque-Mate desta sexta-feira.

Matriculado pelo pai no Programa “A hora da criança”, no qual crianças produziam peças radiofônicas e teatrais, Arnon teve sua primeira experiência na área de comunicação. Manteve-se no projeto até os 19 anos de idade, onde se tornou mestre daquilo que tinha aprendido naquele lugar. Ainda criança, conheceu Anísio Teixeira e Monteiro Lobato, e tantos outros nomes presentes nos movimentos culturais de seu tempo.

 Em 1964, com o golpe militar, Arnon foi afastado de um cargo na Petrolífera Petrobrás por manter um cargo de diretoria no Sindicato dos Jornaleiros, instituição que provocou, antes do golpe, a primeira greve da história da Petrobrás.

Já atuando como educador, ofício que aprendeu naturalmente com a mãe, professora, em 1971 especializou-se em Produção de Televisão Educativa e fez mestrado em Tecnologia Educacional, ambos no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Coordenou a produção didática do Projeto SACI - Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares, que entrou em fase experimental no Rio Grande do Norte, e futuramente seria conhecida como TV Universitária, com Arnon assumindo a primeira diretoria da TV.

O entrevistado aborda esses e outros assuntos no programa de hoje, entre eles: a força da TV como forma de entretenimento; o atual conteúdo da TV Brasileira e os aspectos da TV pública e privada, afirmando que “A boa TV é aquela que lhe interessa como programação e lhe permite desligar a TV e tratar de outros interesses.”

Não perca o nosso programa! 19:30, na TVU.