sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Conheça mais sobre o entrevistado de hoje: Edgar Morin

Pin It now!

Nascido no dia 8 de julho de 1921 em Paris, França, Edgar Morin é considerado um dos principais pensadores contemporâneos e um dos principais teóricos da complexidade, ou até mesmo um contrabandista de saberes, como costuma se entitular. Apesar de sua formação em direito, história e geografia, Morin também estudou economia, filosofia e sociologia.

Em 1941 filiou-se ao partido comunista (PC) de seu país durante a segunda guerra mundial, objetivando ajudar a França na resistência à Alemanha nazista. Foi tenente das forças combatentes durante alguns anos, período em que adotou o codinome Morin, utilizado por ele até hoje. Durante o período lançou o seu primeiro livro, “O ano zero na Alemanha”. Depois do fim da guerra, participou da ocupação da Alemanha. Em 1949, distanciou-se do PC, que o expulsou dois anos depois.

Tornou-se diretor emérito de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), e fundou o Centro de Estudos Transdisciplinares da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, (EHESC - Paris). Morin também é um apaixonado pelas artes em geral, principalmente pela literatura e pelo cinema. Propõe-nos uma reforma do pensamento por meio da reforma do ensino, transdisciplinar, capaz de formar cidadãos planetários, solidários e éticos, aptos a enfrentar a abrangência deste milênio. Não perca o Xeque-Mate dessa sexta, às 19:30 na TV Universitária.