quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Programa Xeque-Mate entrevistou candidata à reitoria da UFRN, Ângela Paiva

Pin It now!


O programa Xeque-Mate dessa sexta feira, 29 de outubro, entrevistou a candidata a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva, e sua vice, a professora Fátima Ximenes.

As representantes da chapa “novas conquistas” apresentaram suas propostas e discutiram temas importantes para a gestão da universidade. Um deles surgiu no primeiro bloco, à respeito das cotas, as candidatas afirmaram que apesar do tema ser bastante discutido dentro da UFRN, elas concordam com o posicionamento da instituição em utilizar as cotas sociais, que beneficiam os alunos oriundos de escolas públicas, além do argumento de inclusão. Já em relação às cotas raciais, Ângela Paiva afirmou que a etnia predominante no Rio Grande do Norte não exige da UFRN esse tipo de ação. Em relação ingresso na universidade através do ENEM, Ângela se mostra cautelosa, tendo em vista que para ela, o modelo utilizado atualmente pela UFRN é muito bom, mas apesar disso a inserção da instituição nesse novo modelo de vestibular deve ocorrer gradativamente, a partir de avaliações dos resultados obtidos nos “testes”. A candidata afirmou que considera o ENEM uma opção democrática para os alunos, pois possibilita que os mesmos tenham a oportunidade de prestarem vestibular para qualquer universidade pública do país.

O programa Reuni, o qual a candidata Ângela coordenou, também foi assunto no primeiro bloco. Dando continuidade ao tema no segundo bloco, as melhorias na infra-estrutura do Campus foram exploradas pelos entrevistadores, como a questão do Restaurante Universitário, que desde o ano passado está em reforma e tendo seu prazo de entrega prolongado, o aumento na frota do Circular, melhorias no estacionamento e no trânsito dentro da universidade. O último bloco abordou questões sobre a divisão das verbas dentro da instituição e também sobre a valorização profissional dos funcionários da UFRN.