sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Programa Xeque-Mate entrevista essa semana o músico potiguar Luiz Gadelha

Pin It now!


Luiz Gadelha é um músico potiguar que trafega por vários estilos musicais. Realizando trabalhos sonoros que envolvem dês do rock até o tradicional samba, da boemia dos shows de bares até a simpatia do rock infantil e ainda sendo ator nas horas vagas, Gadelha mostra um lado artístico multifacetado que lhe da destaque na cena cultural de Natal. Já em 1996, foi classificado para o I Festival de música do SESC que o possibilitou a gravação de uma música no CD do evento. Em 1999 participou do Projeto Seis e Meia, no Teatro Alberto Maranhão, abrindo o show de Morais Moreira. No ano de 2001 lançou, na Casa da Ribeira, seu primeiro CD independente “Flor de mim” com canções próprias e de outros compositores potiguares.

Em 2002 viaja ao Rio de Janeiro para uma temporada, onde faz shows no Espaço Cultural Constituição, um deles com a participação do músico Tião, repiqueiro da bateria da Mangueira e nas Lonas Culturais. Classifica-se em 2004 no Cosern Musical com o show "Nú com minha música" que resulta o trabalho autoral e voltado para o drums bass, samba e rock ao mesmo tempo, sem fusões. O cantor e compositor foi classificado quatro vezes consecutivas (2001, 2002, 2003 e 2004) indicado ao Prêmio Hangar de Música Potiguar. Em outubro de 2005 estréia o espetáculo “O tempo da chuva” do grupo Beira de Teatro, com canções compostas por Luiz Gadelha para o espetáculo. Filmado no Rio Grande do Norte, o recente longa-metragem do cineasta Buca Dantas “Viva o cinema brasileiro” tem como tema a canção “O sonho pede socorro” composta exclusivamente para o filme por Luiz Gadelha e Valéria Oliveira. Em 2007 une-se a Gabriel Souto em torno de uma idéia e um desejo. Formando a banda Onoffre. A idéia base é a união de Música Eletrônica & Poesia buscando dizer que ser você mesmo é muito mais interessante que repetir conceitos. Em julho de 2008, "Dessa casa quero as lembranças" venceu o festival como a melhor canção pelo juri popular no III MPBeco - Festival da Música do Beco da Lama em Natal RN. A canção é uma parceria com o compositor Bruno Alexandre. Em 2010 compõem músicas e atua na peça “Flúvio e o Mar” do coletivo artístico “atores à deriva” com direção de Henrique Fontes.

Simona Talma é uma cantora que tem raízes no jazz, blues e rock. Nos seus shows gosta de encarnar o espírito melancólico e noturno das grandes divas do jazz norte americano (Billie Holiday, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald). Essa vertente fica clara em seu álbum solo “ A moça mais vagal que há”, gravado em 2005, mas só lançado em 2008 pelo projeto Cosern Músical.

Talma e Gadelha já são amigos há muito tempo e o fruto dessa amizade são os diversos trabalhos que eles realizam juntos e com outros artistas da cena musical do estado. Entre esses trabalhos estão; o Projeto Retrovisor une artistas que compõem juntos e cantam as próprias músicas. Com uma demo lançada na criação do projeto em 2006 e um cd oficial lançado em Abril de 2007, em Ribeirão Preto (SP) no evento do Dia Global do Voluntariado Jovem no Brasil, em Natal (RN) com a participação do cantor paulista Renato Braz e Fortaleza (CE) na Feira da Música; Ângela Castro, Khrystal, Luiz Gadelha, Simona Talma e Valéria Oliveira, produzem, tocam, cantam e compõe na mesma sintonia pra que a música de cada um seja ouvida por todos os cantos do mundo. Outro projeto foi "Sem perder o passo" - Carnaval em Natal com música autoral resgata o espírito dos carnavais de rua da década de 80, conferindo uma linguagem tipicamente natalense aos quatro dias de folia. Este foi o objetivo principal que uniu os músicos potiguares Valéria Oliveira, Simona Talma e Luiz Gadelha. Criada às vésperas do carnaval, a parceria já rendeu um cd demo que será lançado no dia 18 de Janeiro de 2008 no Baile da Saudade, na Ribeira. Ainda o projeto Trem fantasma onde eles tocam músicas infantis com ritmo de rock. O mais novo trabalho dos dois que por sinal acabou de sair do forno é o CD “Matando de Amor” um álbum bastante autoral, que fala do amor, por meio de uma sonoridade rock despojada, fazendo referencia a grandes nomes como Mutantes, Rita Lee, Raul Seixas e Cazuza. Matando de Amor é uma iniciativa do projeto Incubadora, do centro cultural Dosol, que busca viabilizar a gravação de trabalhos autorais de artistas potiguares durante o ano de 2011.

Por Ygor Felipe