terça-feira, 19 de abril de 2011

O Xeque-Mate dessa semana entrevista Juca Kfouri

Pin It now!



      


José Carlos Amaral Kfouri nasceu em São Paulo, em 4 de março de 1950. Paulistano do bairro de Itaim Bibi, Juca Kfouri ingressou na Aliança Libertadora Nacional (ALN) durante a ditadura militar por ser um jovem que acreditava na democracia. Iniciou o curso de Ciências Sociais na USP, mas logo descobriu que seria jornalista. Nesse período já trabalhava no Departamento de Documentação (Dedoc) da Editora Abril.

Há mais de 35 anos no jornalismo, Juca Kfouri foi diretor de redação das revistas Placar e Playboy, colunista do O Globo e Lance. Passou pela Rádio América e Americansat, antes da CBN, onde apresentou o CBN Esporte Clube por dez anos. E também pelas emissoras de televisão, TV Tupi, SBT, TV Record, TV Globo, Rede Cultura, RedeTV, rede CNT. Atualmente Juca participa de programas na ESPN Brasil e internacional. Além disso, é responsável por uma coluna na Folha de S. Paulo, comentarista da CBN e mantém um blog na página da UOL intitulado “Blog do Juca Kfouri.”

Apaixonado por futebol e roxo pelo corinthians, tem cinco livros publicados: A Emoção Corinthians (1982), Corinthians, Paixão e Glória (1996, com relançamento em 2002), Meninos, Eu Vi… (2003), O Passe e o Gol (2005) e Por que não desisto - Futebol, Poder e Política (2009). E tem sua história contada na biografia “Juca Kfouri: O Militante da Notícia”, escrita por Carlos Alencar e lançada em 2006.

O jornalista esteve em Natal, no dia 5 de abril, para proferir palestra “Jornalismo, Esporte e Democracia” promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através do Departamento de Comunicação (Decom) e será o entrevistado dessa semana no Programa Xeque-Mate. Não perca, as 19h30 na TV Universitária.

Por Kamyla Álvares