domingo, 2 de outubro de 2011

Xeque Mate reprisará a entrevista com o Prof. Arnon de Andrade

Pin It now!



Por Laura Felipe


Desde cedo tendo contato com a comunicação e educação, o professor Arnon de Andrade foi matriculado por seu pai no programa “A Hora da Criança”, onde eram produzidos materiais radiofônicos e teatrais, permanecendo ativo no projeto até os 19 anos. Sua trajetória o leva a afirmar que não escolheu sua profissão, e sim que ela o escolheu, dando mostra do quão grande é o seu envolvimento com a comunicação e a docência.

No golpe militar de 64, Arnon trabalhava na Petrobrás e foi demitido do cargo, por ser responsável por um jornal sindical de esquerda na empresa. Antes do golpe porém, como militante do Sindicato dos Jornaleiros, organizou a primeira greve da história da Petrobrás. Após sua demissão, cursou na UFBA o curso de Psicologia da Educação.

Influenciado por sua mãe, uma professora, e já atuando como tal, em 1971, Arnon de Andrade se especializou em Produção de Televisão Educativa e fez mestrado em Tecnologia Educacional, ambos no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No mesmo ano se engajou como coordenador do projeto SACI de teleducação, cujos experimentos realizados no RN resultaram em 72 na atual TV Universitária, com sede em Natal. Como a primeira emissora geradora de televisão do Estado, a TV Universitária foi importante ao produzir programas sobre os fatos locais, ocasionando uma identificação da população. Nessa época, Arnon foi diretor geral da TVU.

Nessa sexta, nosso entrevistado abordará sua experiência como comunicador e educador, além de outros temas como: o conteúdo da TV pública e privada, o poder da TV e sua função como meio de entretenimento.