segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FUTEBOL PAIXÃO DE BRASILEIRO

Pin It now!

Por: Rafaela Dantas

Nós brasileiros sabemos que o futebol querendo ou não faz parte da nossa vida, e principalmente da nossa cultura. Afinal, o mundo conhece o Brasil como “O País do Futebol” não é mesmo? A paixão pelo futebol faz parte de nossa história, de nossa tradição, tá no sangue do brasileiro.

O futebol influencia na vida da maioria das pessoas, seja ela mulher, homem ou até mesmo criança. A maioria dos homens (quase todos) são apaixonados por futebol, sendo assim, quando se tornam pais, querem passar essa paixão adiante para seus filhos e filhas. Antes mesmo de a criança nascer, seu pai já está imaginando como ela vai ficar com a camisa do seu clube e com a da seleção brasileira. Quando a criança vai crescendo, é influenciada pelo pai, mãe, avós, tios... Enfim, cada pessoa ao seu redor quer que a criança torça pelo seu time, geralmente quando a criança é esperta, ela torce pelo time da pessoa que te agrada com presentinhos (normalmente balinhas, chocolates, pipocas, dinheiro). E por ai vai.

Hoje em dia, as crianças vão cada vez mais novas aos estádios de futebol com os pais. Nas transmissões televisivas, é comum vermos crianças, tanto meninos, como meninas, acompanhando as partidas ao lado de seus pais. É na adolescência que realmente decidimos o time que vamos torcer, quando decidimos ai à coisa fica séria. A paixão pelo futebol que antes podia ser influenciada pelos pais acabou. A partir do momento que resolvemos o time para o qual vamos torcer a paixão vai automaticamente para o clube, então só nos resta torcer, incentivar, gritar, e dar apoio ao time escolhido.

E quando se trata da nossa seleção brasileira então, a paixão é maior, a emoção fica a flor da pele, o coração fica apertado a cada partida. Pena que ultimamente a canarinho esteja desacreditada por causa dos resultados ruins nos amistosos, já que a seleção não irá participar da Copa das Confederações, por sermos o país sede da próxima Copa do Mundo de Futebol (2014). Copa esta que já deu muita dor de cabeça ao governo brasileiro são obras de estádios atrasadas, correndo contra o tempo para ficarem prontos antes da abertura da copa. Além da polêmica da meio entrada nos ingressos para estudantes nos jogos da copa, a FIFA quer apenas diminuir o preço das entradas nos jogos da primeira fase, mas o governo não quer abrir mão da tradição da meio entrada em jogos.

Enfim, a paixão do brasileiro pelo futebol é inegável e salta aos olhos de todo o mundo. Seja a paixão pelo clube brasileiro, pela seleção brasileira, ou até mesmo algum clube europeu. Brasileiro vive, respira, ama, futebol, isso não mudará, seja na derrota ou na vitória, cada partida uma emoção diferente, o coração apertado, ou pulsando cada vez mais rápido pela felicidade da vitória. Como diria Galvão Bueno: “Haja coração!”