sexta-feira, 1 de junho de 2012

Corpo são, mente sã

Pin It now!

Por Luana Campelo


A rotina intensa de trabalho e os confortos da vida moderna induzem o ser humano ao comodismo.  O sedentarismo, o aumento da obesidade e estresse são consequências de uma vida ausente de atividades físicas regulares. O poeta romano Juvenal já dizia que apenas um corpo saudável é capaz de manter uma mente sã. A prática regular de exercícios físicos é um dos principais fatores para manter esse equilíbrio, além de proporcionar uma boa qualidade de vida.
Antes de iniciar qualquer tipo de atividade esportiva, é imprescindível passar por uma avaliação médica para que ele indique a prática ideal de acordo com as suas condições cardíacas e respiratórias. Outro profissional de suma importância é o professor de Educação Física ou um Personal Training. Eles auxiliam com orientações de como exercitar-se corretamente para evitar as tão temidas lesões musculares.
Praticar alguma atividade física regularmente traz uma série de benefícios: aumenta a longevidade, melhora a disposição, ajuda a desenvolver ossos mais fortes, mantém a pressão arterial em níveis normais, combate a obesidade. Os exercícios também são responsáveis por aliviar os sintomas da ansiedade, aprimorar o desempenho intelectual e o raciocínio, além de ajudar no convívio social do individuo.


E para falar mais sobre a relação entre esportes e melhorias na qualidade de vida, o programa Xeque-Mate de hoje terá como entrevistado o professor de Educação Física e especialista em Ciências do Esporte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Raimundo Nonato Nunes.