quinta-feira, 9 de maio de 2013

João Abner discute os problemas da seca nesta sexta

Pin It now!

O Rio Grande do Norte sofre os danos de uma das maiores secas do nordeste. A falta d’água, projetos de abastecimento inacabados e uma crise de gerência são aspectos desses tempos e serão os temas discutidos no Xeque-Mate de sexta-feira (10), às 20 horas. O entrevistado é o professor João Abner, engenheiro civil formado pela UFRN e mestre em Recursos Hídricos pela UFPB.

Como resolver o problema da seca? A transposição das águas do Rio São Francisco, que levaria os recursos hidrícos para grande parte do nordeste, poderia sanar esse problema se estivesse pronta. João Abner, contudo, disse que a “falta de gerência é o problema do abastecimento” e a construção de adutoras menores poderia causar menores custos e surtiria efeito mais rápido.

Em relação às águas, Abner afirma: “O problema se chama Caern”. Além disso, ele faz declarações sobre os possíveis responsáveis da crise de abastecimento que o estado sofre. Não perca o Xeque-Mate que vai ao ar sexta-feira, às 20h, na TVU - canal 5 (UHF) e 17 (Cabo Telecom) - com reprise as segundas-feiras as 12h.