terça-feira, 5 de novembro de 2013

Entre redações e gramados: histórias de um jornalista

Pin It now!

Em entrevista, Everaldo Lopes fala de sua carreira como cronista e comentarista esportivo

Nada Ezperanza - Assessoria
Por Camila Lamartine e Danilo Bezerra

Mais do que um jornalista, Everaldo Lopes pode ser considerado uma das memórias vivas do esporte potiguar. Por meio de sua profissão, há quase 50 anos, todos os dias só dorme quando vê todos os programas esportivos da TV, num exercício diário que expõe em sua coluna Apito Final no jornal Tribuna do Norte. Um personagem que terá sua história contada no Xeque-Mate dessa sexta (8).

Everaldo Lopes é formado em administração e foi servidor público do INSS, além de secretário do ABC futebol clube. Apaixonado pelo jornalismo, iniciou sua carreira como entrevistador na antiga Rádio Poti, mas nunca deixou de lado sua paixão, o esporte: “Às vezes fazia instantâneos esportivos, nada de improviso. Minha paixão por esporte veio primeiro que por jornal.” Foi colunista do Diário de Natal com a coluna “Cartão Amarelo”, que era composta apenas por charges, e atualmente, assina a coluna “Apito Final” na Tribuna do Norte, ambas sobre esporte, mas claro, enfatizando o futebol.

Equipe responsável pela produção e gravação do programa dessa sexta.
Foto: Nada Ezperanza - Assessoria
Um dos seus maiores feitos foi a criação do campeonato conhecido como “Matutão”, no início do ano 1972. O campeonato revolucionou o interior do Rio Grande do Norte, chegando a contar com cerca de 80 clubes suburbanos, e lançou ainda grandes nomes como, por exemplo, o jogador Souza. Após vinte anos o campeonato chegou ao fim por não apresentar mais características amadoras. “Havia muito interesse político no campeonato e os jogadores começaram a exigir pagamento, ai já não era mais amador”, disse Everaldo.

Como escritor já tem dois títulos publicados, ambos sobre futebol. O livro “Da bola de pito ao apito final” que parece mais uma biografia do futebol potiguar, e “Cartão Amarelo” que é a junção de todas as charges publicadas na sua época de Diário no decorrer de trinta anos. 

Esporte, jornalismo, campeonato potiguar, literatura, charges, esses serão os temas que darão o tom da entrevista que será exibida sexta-feira, em novo horário, as 19h (horário local), pela TVU, canal 5 (UHF) e 17 (Cabo Telecom).