quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Gratuidade e suas catracas: mobilidade em questão

Pin It now!

"É possível sim atender a todos os estudantes", vereadora Amanda Gurgel discute sobre o projeto do Passe Livre

Foto: Danilo Bezerra
Por Danilo Bezerra

Das salas de aula para o plenário da Câmara Municipal de Natal, a professora Amanda Gurgel conseguiu que seu maior pleito, a educação, virasse bandeira de luta e fizesse dela a vereadora eleita com o maior número de votos da história de Natal, chegando à casa de 32 mil votos válidos. Atualmente seus debates giram entorno da mobilidade urbana do município, destacando-se em seus discursos o projeto Passe Livre, iniciativa que previa a gratuidade no transportes dos estudantes natalenses e que agora só beneficiará a rede municipal de ensino. A vereadora Amanda Gurgel é a entrevistada do Xeque-Mate dessa sexta.

Amanda ganhou notoriedade depois ter um vídeo postado no YouTube, onde mostrava sua opinião em relação à então situação do ensino no Rio Grande do Norte. Na rede, o vídeo soma mais de 2 milhões de visualizações. Com o sucesso, a professora foi convidada para programas de rede nacional e conseguiu a atenção e apoio de muitos simpatizantes. Sua candidatura surgiu em meio a sua repercussão.

Foto: Danilo Bezerra
Filiada ao PSTU, a vereadora ganhou novamente as manchetes com a discussão do Passe Livre, projeto que originalmente previa a gratuidade no transporte público para os estudantes natalenses. “O Passe Livre é um direito. O município, Estado e União tem condições de juntos articularem o financiamento desse projeto. Se parte dos impostos que são perdoados das instituições de ensino superior privadas fossem devidamente pagos aos cofres municipais, teríamos uma importante fonte de recursos para a gratuidade das passagens”, declarou a vereadora em entrevista ao Xeque-Mate.

Questionada sobre a destinação do seu salário de vereadora ao partido que pertence, a professora Amanda Gurgel foi enfática: “Destino meu salário ao partido. O que ele realiza com esse dinheiro é uma decisão do PSTU. Se ele quiser investir na divulgação de nossas ideias, de novos candidatos ou até mesmo em meu mandato, é algo decido em coletivo. Mas não aceito críticas a minha atitude. Se quiser posso ter uma piscina em minha casa, por que o dinheiro é meu.”

Sobre as eleições de 2014, Amanda mostrou-se cautelosa ao responder as perguntas sobre o tema: “O partido ainda não tomou nenhuma decisão sobre a escolhas de nomes para as eleições do ano que vem. Se for da vontade do PSTU, poderei ser candidata a deputada estadual, assim como qualquer outro militante nosso. Para 2014 ainda não temos nada decidido.”

Política, mobilidade, militância, desafios de Natal e o perfil da vereadora Amanda Gurgel, esses serão os temas abordados no programa Xeque-Mate dessa sexta, dia 15, às 19h (horário local), pela TVU, canal 5 (UHF) e 17 (Cabo Telecom). No feriado da Proclamação da República assista o Xeque-Mate, sua grande jogada das sextas-feiras.