quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Xeque-Mate: muito além das câmeras

Pin It now!


Por Danilo Bezerra

Levar um programa ao ar semanalmente é necessária uma somatório de esforços para que o telespectador assista em casa uma produção de qualidade. O programa Xeque-Mate é composto por uma equipe de estudantes de Comunicação Social, jornalistas, assessores, técnicos e diretores da TV Universitária. Durante a semana muitas são as atividades realizadas por esses profissionais para que todas as sextas-feiras mais um entrevistado seja apresentado no programa.


No entanto o programa que chega até a casa do telespectador não é feito apenas em um dia, ele começa a ser produzido no mesmo dia que esta sendo realizada a gravação do anterior, num clico que envolve toda a produção do XM. Tudo começa com a escolha do entrevistado. A entrevistada dessa semana é a professora Amanda Gurgel, no entanto para que o convite fosse feito à vereadora foi realizada uma análise de seu perfil e da relevância das discussões que poderia surgir. Uma vez que aprovada, quatro grupos do programa são acionados para produzir o conteúdo para o programa: Assessoria, Edição, Produção e Reportagem.


Com ideias e câmeras na mão a equipe de Reportagem sai às ruas para gravar enquetes, perfis e matérias que são exibidas durante o programa, o que requer muito empenho dos estudantes, pois o conteúdo leva a marca da TVU.  Auxiliados pela Produção, a equipe de Reportagem planeja os locais e escolhe quem serão os personagens das matérias.


Depois desse trabalho todos os arquivos são entregues a equipe de Edição, que é responsável por editar e finalizar os vídeos. Parte desse trabalho é realizado no Laboratório de Comunicação da UFRN (Labcom). Enquanto isso a Assessoria cuida da divulgação do programa, realiza matérias para imprensa e coberturas especiais, como esta que o leitor ler agora.

No dia da gravação é realizada a reunião de pauta, momento em que os detalhes do programa são apresentados e é feita a discussão sobre o perfil do entrevistado e são levantadas as questões que possam gerar polêmicas, que são homôninas ao nome do programa, as perguntas ‘Xeque-Mate’. São destinadas cerca de 1h e meia para os ajustes dos detalhes para a gravação do programa.


Após esse momento é chegada a hora de todos os oito entrevistadores e o apresentador Ruy Rocha irem aos estúdios da TVU gravarem o programa. Engana-se quem pensa que apenas os oito estudantes estão envolvidos de fato na hora da gravação. Assessores, auxiliares de estúdio, operadores de GC, operadores de áudios, cameramans, diretora geral e bolsistas estão por detrás das câmeras cuidando para que tudo vá ao ar com a qualidade que o telespectador merece. Na TV erros ocorrem, no entanto todos os esforços são para que eles não ocorram ou que não sejam perceptíveis para quem assiste ao programa.


Quando a luz NO AR acende todos os esforços são materializados no decorrer da entrevista, num formato já consagrado pelo programa Xeque-Mate. Ao término uma foto da equipe com o entrevistado sela o fim de mais um programa. E tudo recomeça, afinal na próxima semana mais um programa terá de ir ao ar, seja feriado, ou seja dia útil, sempre um entrevistado novo e um ‘xeque-mate’ a ser feito ao entrevistado.