segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A última jogada

Pin It now!

Após 11 anos, programa Xeque-Mate chega ao fim deixando uma lacuna para alunos de Comunicação Social da UFRN

Câmeras desligadas, estúdio apagado. Foto: Danilo Bezerra

Por Danilo Bezerra

Todas as sextas-feiras um dos funcionários mais antigos da TV Universitária, Rodivan Barros, chega a seu posto de trabalho, o switcher do estúdio A, com doces e um sorriso no rosto. É dia de gravação do programa Xeque-Mate. Amigos de Rodivan afirmam que sua permanência na emissora se dá devido ao programa, no entanto sua aposentadoria pode sair em breve. O programa Xeque-Mate não irá ao ar no próximo ano.

"Não reconhecem o programa como uma produção importante", Ruy Rocha
Foto: Danilo Bezerra
A notícia foi dada na tarde da última sexta (29). Coincidências a parte, a equipe gravava com a deputada Fátima Bezerra, primeira convidada a ser entrevistada pelo programa. Ao término da gravação o professor Ruy Rocha chamou a todos e disse, com tom de voz embargado, que ali se encerrava o trabalho de 11 anos por falta de suporte e recurso: “Infelizmente, este é o último semestre do Programa Xeque Mate. Não temos mais condições de continuar com o programa devido a uma série de problemas. A superintendência de comunicação e a direção da TV Universitária não reconhece o programa como uma produção importante em seus aspectos pedagógicos e voltados para comunicação pública.”

Chamadas dos últimos programas. - Foto: Danilo Bezerra
Ao longo de sua existência o XM foi o primeiro canal que muitos dos estudantes do curso de Comunicação Social tiveram para por em prática os ensinamentos vistos em sala de aula. Entre gravações e produção, muitos aprenderam na vivência do programa como a comunicação se constrói. A oportunidade que o programa dava aos alunos era de que com cooperação mútua e dedicação, semanalmente, realizavamos mais do que uma atração televisiva, mas a reafirmação de um compromisso que todos têm: o de levar informação de forma responsável e com qualidade às famílias potiguares.

Mais do que palavras para expressar sua indignação e tristeza pelo final do programa, o aluno Alan Victor (foto ao lado ) desabafou sobre a situação que o XM chegou por meio de lágrimas e indignação: “Como pode dentro de uma universidade haver tanta desigualdade? C&T [Ciência e Tecnologia] tem dinheiro para fazer prédios e mais prédios. Enquanto nós não temos recursos para melhorar os cenários, manter os bolsistas ou realizar nossos projeto."

Visivelmente emocionado Alan foi categórico ao prever os rumos de que matérias optativas (o programa faz parte da disciplina Tópicos Avançados em TV)  iriam tomar com desfechos como esse: “Pagamos disciplinas obrigatórias muitas vezes de forma precária. Agora, uma das [disciplinas] optativas que mais envolve o aluno vai terminar assim? Como podemos acreditar em uma formação se os meios que são dados são extintos? O Xeque-Mate é nosso aprendizado, se por ele for preciso iremos nos manifestar. Mais me dói, como estudante, ver seu fim.”

Assim como Alan, muitos estavam tristes. O término do programa representa não somente uma lacuna na grade da TVU, mas uma perda irreparável para a experiência que a UFRN deve dar aos seus alunos nas habilitações de jornalismo, radialismo e publicidade. Seu fim pode representar a falta de interesse em investimentos a projetos de pesquisa e extensão que envolva a parte prática da comunicação. Mais do que isso, o apagar das luzes do Xeque-Mate põe em xeque, e dessa vez sem trocadilhos, a importância dos programas participativos e plurais dentro da TV pública no Rio Grande do Norte. As gravações seguem até o final do ano. “Vamos terminar o programa da mesma maneira que começamos ele: de forma digna.”, disse Ruy Rocha.