quarta-feira, 7 de maio de 2014

Elas estão no comando

Pin It now!

Nova equipe de bolsistas do Xeque-mate já iniciou a preparação dos alunos


Por Ana Clara Dantas

O Xeque-Mate está de cara nova, e com a equipe de bolsistas não poderia ser diferente. Luzia Cavalcanti, Jéssica Guerra e Lívia Confessor coordenam as equipes de edição, assessoria e produção e reportagem, respectivamente. Segue abaixo, o perfil de cada uma delas:


Luzia Cavalcanti – Edição

Luzia Cavalcanti, estudante de jornalismo do 4º período, tem 23 anos e é mais conhecida por Luh, assim mesmo com H. Ela pagou a disciplina Tópicos Avançados em TV (Xeque Mate) no primeiro semestre de 2013 na equipe de edição e, no final do mesmo ano, entrou na equipe de bolsistas do Programa.
Agora, em 2014, se tornou a principal responsável pelo grupo de editores. Trabalhar como bolsista do Xeque-mate é sua primeira experiência profissional, mas Luh também participou do Projeto Tela Livre, que na época era coordenado pelo professor Ruy Rocha. Lá ela participou da produção de um telejornal exibido durante a Cientec, na época exercia funções de produtora.
Ao ser questionada porque escolheu jornalismo, Luh é bem sincera: “Quando fui fazer vestibular, acabei escolhendo jornalismo, por causa daquele velho clichê, gostar de escrever e ler, ser curiosa. Mas, só fui me encontrar mesmo na profissão mais tarde, principalmente na edição”, explicou a estudante.
Na sua atual função, ela coordena a equipe de edição, formada por 11 pessoas. “Meu papel é distribuir as atividades a cada aluno e checar o trabalho final”, resumiu. Suas expectativas para a nova fase do Xeque-Mate é poder contribuir com o processo de transição. “O XM é fundamental para a formação dos alunos de Comunicação Social da UFRN. Eu tenho várias lembranças da época em que eu paguei e são experiências que se incorporam à nossa vida profissional”, declarou.
Essa cearense nascida em juazeiro do Norte é viciada em seriados, principalmente os de ficção científica. Luh possui um gosto musical no mínimo diversificado. Ela ouve desde rock e rap até funk e música pop. “Pode colocar aí que eu ouço Valesca”, disse às gargalhadas.


Jéssica Guerra – Assessoria

Jéssica Guerra já fez vestibular para Publicidade, está no 8º período de Rádio e TV e comanda a equipe de Assessoria do Xeque-Mate desde o início de 2014. Apesar, dessas multifunções, ela sempre teve certeza de que iria trabalhar com comunicação. “Assim que entrei no curso, tive certeza de que era o que eu queria. Toda essa parte de fotografia, filmagem, produção”, explicou.
Ela conta que o interesse pela assessoria surgiu principalmente por essa área ser uma das mais bem remuneradas no campo da comunicação. Mas depois que começou a trabalhar com assessoria, Jéssica passou a gostar mais do segmento. Entre as suas experiências no mercado de trabalho, a estudante destaca o período em que trabalhou em uma produtora da cidade, onde exerceu atividades de assessoria como clipagem e análise de mídias.
E também suas passagens pelo XM, como aluna e voluntária, sempre na equipe de assessoria. “Tem muitas entrevistas que eu fiquei feliz em participar. Lembro de duas: A da escritora e roteirista Thelma Guedes e do especialista em energia eólica Jean-Paul Prates”, relembrou. Jéssica explica que gosta de se informar sobre várias coisas, e na época da entrevista com Jean-Paul Prates, aproveitou para saber um pouco mais sobre energia eólica.
A partir desse semestre a estudante passou a coordenar a equipe de assessoria do XM. O grupo é formado por cinco alunas matriculadas e uma voluntária. As participantes são responsáveis por atualizar o blog e as redes sociais, receber os entrevistados, produzir conteúdos de divulgação do programa, entre outros. Sobre os desafios do XM, Jéssica destaca que a proposta do Professor Bruno Gomes e da Professora Letícia Gambetta só vai melhorar o programa. “O objetivo principal é trazer uma dinâmica melhor ao XM. Dar mais a cara do aluno de Comunicação Social”, ressaltou.

Lívia Confessor – Produção e Reportagem

Lívia Confessor cursa jornalismo na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Pedagogia na UVA (Universidade Federal do Vale do Acajau). No Xeque-Mate, ela também vai coordenar duas equipes: Produção e Reportagem. Apesar da pouca idade, 22 anos, Lívia já tem muita experiência no mercado, tanto no jornalismo quanto na pedagogia.
Já foi apresentadora do programa UnP em foco, exibido pela Sim TV, afiliada da Rede TV. Também foi apresentadora e repórter do Programa Auto News da TV Metropolitano. Atualmente, além do XM, ela trabalha na assessoria de imprensa do Sesc/Natal.
Lívia conta que desde muito jovem, já sabia que iria trabalhar com jornalismo e hoje em dia busca conciliar a área com a pedagogia. Sobre o desafio de comandar as equipes de reportagem e produção ela acredita que é uma oportunidade para assimilar ainda mais conhecimento: “Ser bolsista do XM é uma chance de aprender em primeiro lugar e claro transmitir tudo que as experiências na área me ensinaram”, relatou.
Por causa da rotina de estudos e trabalho, Lívia acaba tendo pouco tempo livre. Mas nos momentos livres, ela gosta de ir para a igreja, sair para dançar, e principalmente ficar com o sobrinho e afilhado. “Ele me garante um dia inteiro de diversão”, lembrou.