quinta-feira, 8 de maio de 2014

Equipe de edição a todo vapor

Pin It now!

Por Nicole Biggi

Xeque-Mate é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nele os alunos de comunicação social podem vivenciar a experiência de um programa de entrevistas. Com 12 anos de estrada o Xeque Mate se renova e traz nessa temporada a Coordenação do Professor Bruno Gomes e da Professora Letícia Gambetta, além dos bolsistas de apoio.

O projeto conta com quatro equipes: produção, assessoria, reportagem e edição. Produção é responsável por definir a pauta junto com os repórteres que também fazem as matérias, reportagens, entrevistas e enquetes ligadas ao perfil do entrevistado. O time da assessoria cuida de divulgação do programa, cobrindo as matérias e os eventos ligados aos bastidores. E por fim, temos a equipe de edição.

No Xeque Mate essa última equipe é duplamente importante. Em primeiro lugar porque, os integrantes são responsáveis por fazer a edição das imagens e em segundo porque, eles também são os cinegrafistas. O grupo é coordenado pela bolsista Luzia Cavalcanti, ela já participou do programa anteriormente como aluna e conta que essa disciplina foi responsável por ensiná-la a editar e captar. “Geralmente o Xeque Mate é a primeira experiência que os alunos tem com a comunicação social de forma prática. É bastante interessante observá-los se descobrindo no curso durante o desenrolar do projeto. Aprendi a editar quando paguei a disciplina como aluna e, hoje, poder atuar como uma das coordenadoras do projeto é gratificante.”

O grupo possui 12 integrantes são eles: Concita Alves, Bárbara Azevedo, Paulo Rodrigo , Deivson Pereira, Anayde Góis, Alessandra Lima, Andrei Torres, Natália Noronha, Segundo Freitas, Luciana Souza, Maria Aparecida e Anna Carolina Cavalcante.
Equipe de Edição


A aluna do quarto período de Rádio e TV, Bárbara Neves, entrou na equipe de edição algumas semanas depois de formado o time, isso porque inicialmente achava que não teria tanta segurança para editar, após conversar com os professores e a coordenadora da equipe resolveu arriscar “Optei pela equipe de edição porque sempre me interessei pela prática de editar, mas sentia que ainda precisava adquirir experiência e conhecimentos técnicos, por isso, entrar na equipe e trabalhar diretamente com isso ajuda muito”, conta.

Bárbara diz que sente muito prazer em participar do projeto porque pode unir o aprendizado teórico com a prática, ato que a estudante considera muito importante pois, prepara o aluno para o mercado de trabalho justamente pela similaridade a uma experiência profissional, visto que eles também tem prazos e exigências a cumprir.

Mesmo envolvidos na produção de um programa de TV real, não podemos esquecer que é uma disciplina optativa de cunho essencialmente prático. Para desenvolver essa parte técnica nos alunos que não possuíam habilidades, Luzia optou por fazer oficinas individuais que duraram cerca de três semanas com cada um dos alunos. Nas oficinas a coordenadora apresentava o programa de edição e suas principais ferramentas bem como os equipamentos que eles irão operar.

“Passo pra eles também alguns tutoriais online (em texto e vídeo) como forma de complementar o aprendizado e para que eles possam treinar em casa.”, diz Luzia. Ela também fala que para o máximo aprendizado, os coordenadores trabalharam juntos com o intuito de acostumar os alunos a fazer e editar matérias simples simulando a rotina semanal do programa, essas reportagens são gravadas dentro do campus da UFRN como forma de fixarem melhor os conteúdos da oficina.

Em ritmo animado as equipes estão com o gás todo e toda semana estão produzindo sob os olhares atentos dos professores Bruno e Letícia. A nova temporada do Xeque Mate está ainda mais animada e dinâmica sem perder seu estilo de jornalismo de qualidade trazendo conhecimento aos alunos e colocando em Xeque os convidados.