quinta-feira, 8 de maio de 2014

Reportagem Xeque-Mate

Pin It now!


Por Cecília Bezerra

O programa Xeque-Mate, transmitido pela TV Universitária, é lembrado pelos telespectadores por ser um típico programa de entrevistas. Porém, diversas reportagens também são exibidas durante a sua transmissão, em sua maioria sobre o cotidiano do povo potiguar. Além disso, o projeto também serve como uma grande e rica experiência para os estudantes de Comunicação Social, já que durante o semestre os alunos irão vivenciar a rotina corrida que é colocar um programa no ar. Os alunos que integram a equipe de Reportagem este ano ainda terão a responsabilidade de ser a primeira turma a participar do programa com uma nova roupagem. O blog entrevistou dois alunos integrantes da equipe de Reportagem para sabermos como estão suas expectativas sobre o projeto este ano.

Em conversa com Emmanuel Marcondes, estudante do curso de Rádio & Tv e integrante da equipe de Reportagem, a oportunidade de vivenciar a rotina de um profissional da área foi, sem dúvidas, sua grande motivação para participar do projeto. “Podemos usar na prática tudo que estamos aprendendo em sala de aula, aprimorando nosso conhecimento cada vez mais. Estou aprendendo bastante.”, afirma o estudante. Já Lorenna Aracelly, também aluna de Rádio & Tv, os professores Bruno Gomes e Letícia Gambetta, responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, são um dos pilares para que o produto tenha um resultado satisfatório. “Acredito que a experiência dos professores e a disponibilidade em ensinar são primordiais para manter o sucesso do programa”, opina.
Emmanuel Marcondes

Este ano a equipe de Reportagem é composta por dez alunos dos cursos de Jornalismo e Rádio & TV. Desde a discussão das pautas da semana até o momento da gravação, todo o processo é desenvolvido entre os alunos em parceria com a aluna de jornalismo Lívia Confessor, monitora responsável em auxiliar os estudantes a exercerem tais funções de maneira satisfatória.

Equipe de Reportagem e Produção
Um fato unânime entre os alunos é a de que integrar a equipe do Xeque-Mate contribui bastante para a formação profissional. “Chegar ao mercado de trabalho tendo no currículo a experiência de ter participado de um programa como o Xeque-Mate, referência para quem é da área, é, sem dúvidas, um diferencial”, afirma Lorenna. “Acredito que o Xeque-Mate é a preparação para o que nos espera no mercado de trabalho. Com certeza, ter vivido uma experiência como essa durante o curso contribui muito para o nosso crescimento profissional.”, opina Emmanuel.

Para o aluno, as expectativas para o novo Xeque-Mate é bastante positiva. “Espero que o novo formato traga um sopro de modernidade, mas sem perder sua verdadeira essência. Torço para que o projeto seja cada vez mais próspero, dando a oportunidade para outros estudantes de Comunicação que também manifestem interesse em ter esse primeiro contato com a profissão.”, conclui Emmanuel.